#PERSONALIDADE: Chimamanda Ngozi Adichie

Olá, lindezas!

Hoje vocês vão conhecer um pouco mais da maravilhosa Chimamanda Ngozi Adichie.

73575692_chimamanda.jpg

A Chimamanda é uma escritora, feminista e palestrante nigeriana. Ela é filha de um professor e de uma secretária da Universidade da Nigéria, tem cinco irmãos. Cresceu na Nigéria e foi estudar nos Estados Unidos com 19 anos. Tem mestrado em estudos africanos em Yale. Ela possui algumas obras publicadas.  Seu primeiro romance foi escrito em 2003, Hibisco Roxo. Ganhou prêmios com suas publicações e no ano de 2010, ela entrou em uma lista que contemplava os 20 autores de ficção mais influentes com menos de 40 anos.

Chimamanda-Ngozi-Adichie.jpg

Em 2013, seu romance “Americanah” foi selecionado pelo New York Times como um dos 10 Melhores Livros do ano.Depoimento da blogueira: Eu encontrei esse livro por acaso (não conhecia Chimamanda ainda) e me apaixonei pela capa, quando vi a sinopse e a breve história da autora, levei para casa e estou encantada. Minha melhor compra do ano!

13525_gg
Capa de Americanah no Brasil

Ela já fez palestras através do TED, que são conferências de disseminação de ideias. E foi em um discurso chamado “We Should all be Feminists” (Devemos todos ser feministas), em 2012, que ela ficou conhecida mundialmente. Em um discurso feminista que foi parar na música Flawless, da nossa querida Beyoncé. Vocês podem conferir essa maravilha nesse vídeo:

Trecho colocado na música (tradução): “Ensinamos as meninas a se encolherem para se tornarem ainda mais pequenas. Dizemos para meninas: ‘Você pode ter ambição, mas não muita. Você deve ansiar para ser bem sucedida, mas não muito bem sucedida. Caso contrário, você vai ameaçar o homem’. Porque sou do sexo feminino esperam que eu almeje o casamento, esperam que eu faça as escolhas da minha vida, que sempre tenha em mente que o casamento é o mais importante. Agora o casamento pode ser uma fonte de alegria, amor e apoio mútuo, mas por que ensinamos as meninas a ansiar ao casamento e não ensinamos a mesma coisa para os meninos?  Criamos as meninas para serem concorrentes não para empregos ou para conquistas que eu acho que podem ser uma coisa boa, mas, para a atenção dos homens. Ensinamos as meninas que não podem ser seres sexuais da mesma forma que os meninos são. Feminista – a pessoa que acredita na vida social, igualdade política e econômica entre os sexos.”

Hoje, Chimamanda fica na ponte aérea entre Nigéria  e Estados Unidos com suas oficinas e palestras. Ela foi a primeira mulher a ser Chefe da Administração da Universidade da Nigéria.

3d752832720a6b32a6e9b0838ae2a509.jpg

Chimamanda é uma injeção de jovialidade no discurso feminista e negro. É uma grande honra ler seu livro (Americanah) e saber um pouco mais de suas percepções. Procurando por ela na internet, em diversos sites a encontrei como umas das 10, 15 pessoas que lutam para o feminismo ser disseminado. Além de tudo isso, Chimamanda é símbolo fashion! Vocês podem conferir um pouco desse lado na matéria da Vogue (clique aqui para acessar). Espero que eu tenha ajudado a passar um pouco do que ela representa a todos que leem o blog.

~ Fan page: Chimamanda Adichie | Site oficial: http://chimamanda.com/

Fonte das imagens: patriciarammos.com | coisasdemariana.com | hellogiggles.com | companhiadasletras.com.br

 

Grande beijo,

Duda @negraecrespa

 

P.S.: Aceito sugestões para o próximo “#Personalidade”, ok?

Anúncios

Um comentário sobre “#PERSONALIDADE: Chimamanda Ngozi Adichie

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s