25 DE JULHO: Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Olá, lindezas!

Fonte: Gelédes

Hoje é um dia especial no calendário internacional. Dia 25 de julho é marcado por um dia de representatividade feminina negra, dia da mulher negra latino-americana e caribenha. Essa data é comemorada desde 1992 e foi definida no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas.

Aqui no Brasil, essa data, desde 2014 tem ainda mais motivos para ser lembrada. Desde 2014, há a Lei nº 12.987, que define 25 de julho o Dia Nacional de Tereza Banguela e da Mulher Negra. Tereza é considerada uma heroína negra. Foi uma líder quilombola que viveu durante o século 18 no Mato Grosso. Viúva, Tereza se tornou a líder do Quilombo de Quariterê, resistindo à escravidão por mais de vinte anos. Essa data faz homenagem também a Antonieta de Barros, Benedita da Silva, Leci Brandão, Chiquinha Gonzaga, Ruth de Souza, Elisa Lucinda, Luiza Mahin, Lélia Gonzalez, Dandara, Carolina Maria de Jesus, Elza Soares, entre outras.

Essa data tão especial é então um dia para refletir sobre a mulher negra. Somos as menos representadas em qualquer local, índice alto de baixa escolaridade, baixo salário, condições precárias de trabalho e aquelas que se destacam, além de poucas, abdicam de grande parte de sua vida para atingir objetivos (Secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres, São Paulo).

A desvantagem é grande, mas estamos lutando constantemente para essa mudança nos campos de trabalho e ainda mais na consciência de cada um. É notável que a representatividade feminina negra esta crescendo, pouco a pouco, mas cada vitória deve ser comemorada, valorizada e expandida.

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre esse dia especial para nós.

Fonte principal: 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha – Geledés

Grande beijo,

Duda @negraecrespa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s