Até onde a aparência importa no mercado de trabalho?

Imagem relacionada

Texto de Gabriela Fagundes, estudante de Ciências Contábeis na UFRGS e Analista de Serviços de Gestão de Pessoas

No dia 22 de fevereiro, Yasmin Stevam apareceu no programa Encontro da Fátima Bernardes expondo para o Brasil que não conseguia emprego por causa de seu cabelo. Confesso que não vi o programa, pois estava trabalhando. Yasmin é negra e com cabelo muito Black, característica de nós mulheres negras. Desde então vi diversos “memes” zombando dela, mas duvido que alguém tenha se colocado no lugar dela em algum momento. Eu sim, pois vivencio isso todos os dias!

Se ser mulher no mercado de trabalho é difícil, ser negra é ainda mais. Negra e com cabelo afro então… meu irmão, beira o impossível! Diversas vezes fui chamada para entrevistas de trabalho e, com receio, pensei trinta vezes em alisar meu cabelo antes de ir, pois eu sei que poderia não ser levada a sério chegando em uma sala de reunião. Ah, você pode pensar em competência, né? Meu currículo de trabalho é bem completo para uma contadora da minha idade ((20 anos), levando em consideração tudo que já fiz. Sabe o que é mais engraçado? Quando me perguntavam o local que eu estudo nas entrevistas, as frases que eu ouvia eram mais ou menos assim: “Como você conseguiu?”, “Nossa na Federal que coisa, né?” ou “Que sorte você teve!” e em seguida algo como “Pois é imagine, você indo para a Serra, meus clientes não iriam se adaptar” (oi?).

Infelizmente a aparência importa sim, mas se posso deixar um conselho para a Yasmin, para outras Gabrielas da vida é que, sim, ainda temos de ser sempre duas vezes melhor do que esperam de nós.

Depois de sentir medo e ouvir frases como a que citei antes, hoje consegui um emprego ótimo e espero que todas tenham a oportunidade que eu tive.

Deixo uma pergunta para um possível próximo texto, você já viu uma gestora negra em empresa privada?

Anúncios

2 comentários sobre “Até onde a aparência importa no mercado de trabalho?

  1. Não, vi 1 coordenador negro. Diretoria? Não. E na epoca que fiz minha faculdade, tinham apenas 3 negras no curso, contando comigo. Isso pq é Faculdade particular. Infelizmente, essa realidade é cruel.

    Curtir

  2. O carater das pessoas esta cada vez mais distante diante da tal da aparência eu sou negra blek e procuro nao dar muito ibope pra essa coisa de sou negra eu tenho uma familia linda sei fazer um montão de coisas e vou vivendo meus dias na maioria deles feliz bom dia

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s